SMO: Planejamento estratégico para mídias sociais, 1° passo

O termo SMO (Social Media Optimization) começou a ser conhecido em meados de 2006, foi criado com o objetivo de potencializar uma marca/produto a partir de uma mídia social. Antigamente a única forma de se conseguir clientes na internet era através de publicidade em anúncios, hoje a história é muito diferente, existem diversas formas para tornar uma marca conhecida no mercado, uma das mais fortes no momento é a SMO (Social Media Optimization), se adotarmos uma boa campanha poderemos a partir dessas estratégias conseguir muitos clientes e usuários. Mais não adianta apenas esta presente no You tube, facebook, twitter, entre outros, se não conseguimos potencializar nossa campanha para o público-alvo, se a gestão da marca ocorrer de maneira errada ira gerar “BUZZ” negativo, pois a estratégia estará afetando um público que não é o desejado, com técnicas que não divulgam seu produto ou serviço da maneira correta e conteúdo que não provoca a curiosidade de seu cliente.

Social Media Redes SociaisMensurar resultados em mídias sociais é uma tarefa difícil, ate por que não se pode enquadrá-las da mesma maneira que o email marketing, SEO (Search Engine Optimization) ou links patrocinados por exemplo. É necessário saber quantas pessoas estão se engajando a sua marca, se eles estão gerando “BUZZ”, se esta ocorrendo a conversão (não adianta se tornar conhecido se o retorno em vendas não vem), para que haja um planejamento correto é necessário seguir procedimentos estratégicos e com base para que o projeto obtenha o retorno esperado. Desta maneira iremos passar informações para um planejamento estratégico de SMO perfeito:

1° Engajamento: Vamos fazer com que o cliente chegue até você nas mídias sociais.

– Linkabilidade de sites: Faça com que as pessoas se linkem a seu site, não estou falando de links do seu site para uma rede social, mais sim de links que pessoas gerem para seu site, quantas pessoas estão assinando seu RSS, links em sites indicados ao seu, é necessário fazer primeiro com que seu público entre no seu site, ou conheça ele a partir de canais de busca em vídeos, enciclopédias, entre outros, é preciso fazer seu público chegar ate você.

– Corresponder aos links recebidos: Verificar quem linkou e linkar de volta a partir do seu conteúdo é uma boa prática que favorece o crescimento de links de entrada.

– Compartilhar o conteúdo de seu site nas mídias sociais: Pesquise quais são as mídias sociais que o seu público-alvo mais utiliza e deixe a vista deles os botões para compartilhamento das informações, o ideal é que todas as páginas tenha os botões de compartilhamento. Eles ajudam a lembrar o usuário de que é possível divulgar aquela informação.

– Disponibilize opções de Feeds, favoritos e página principal: É importante fazer que seu usuário assine os seus feeds, desta maneira ele ira sempre saber as principais noticias sobre o seu site. Deixe sempre um botão de favoritos para que o cliente lembre de seu site com facilidade, também deixe um botão para que sua pagina fique como padrão no navegador dos clientes. Isso é ainda mais importante quando as atualizações no site ocorrem pelo menos uma vez por dia.

– Adicione seu site aos agregadores de notícias: Utilize sites como o dihitt ou o Digg para divulgar links do seu site que gerem conteúdo relevante. Isso gera tráfego e links para seu site.

– Crie Mashups: Integre conteúdos de mídias sociais em seu site. Crie listas de discussões com o Twitter, utilizando as tags da sua página; inclua slides do Slideshare, coloque widgets do Facebook; enfim, misture seu site com outros.

Dica: O mais importante no engajamento é fazer com que o seu público chegue ate a mídia social, existem outras maneiras para provocar essas ações, essas são as mais utilizadas e creio ser as mais importantes também.

No próximo post irei falar sobre o segundo passo, compilação da situação atual, marketing social e marketing de conteúdo, que são de extrema importância para estudar e fidelizar o usuário gerando trafego de visitas. É hora de fazer sua marca gerar “BUZZ”.

Texto por: Kleber Bernardo