Ok, você tem um blog pessoal ou está representando uma empresa nas redes sociais e já alcançou consumidores, fãs e simpatizantes. Agora é a hora de conferir os resultados do seu trabalho: analisar as interações, elogios, críticas e, a partir delas, rever o conteúdo que você está publicando. Nas mídias sociais, tão importante quanto falar, é ouvir. Vamos ver as principais vantagens de cada tipo de resposta, positivas e negativas, e o que fazer com elas. O enfoque aqui é o marketing nas redes sociais, mas vale também para o marketing pessoal e para a vida social em geral.
Feedbacks negativos não devem ser vistos como fracassos completos – a menos que você não faça nada para reparar os danos e e obter aprendizados – e feedbacks positivos não devem levar ao comodismo. Feedbacks de qualquer tipo são oportunidades valiosas de enriquecimento, tanto para quem recebe a resposta quanto para quem a emite.Dicas finais:
- Estimule repercussões positivas;
- Valorize os comentários;
- Transforme repercussões negativas em repercussões positivas;
- Responda-as honestamente, solucione-as e melhorando suas ações.
Texto por Alynne Cid, publicitária. @alynnecid
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