O Futuro do SEO: 5 fatores claros que você deve saber

Claro, ninguém tem uma bola de cristal claro que pode prever o que os sites de busca vão ou não fazer no futuro. No entanto, é possível extrapolar a partir de suas atividades ao longo dos últimos anos e identificar as tendências que são praticamente garantidas em continuar indo em frente, e é isso que estamos trazendo hoje – cinco fatos claros sobre o futuro do SEO que acreditamos irá influenciar fortemente que sites que terão sucesso no longo prazo.

 Fato #1 – O conteúdo é quem manda

Quando o Google atualiza o algoritmo Panda pela primeira vez, muita gente chorou. Afinal, se a intenção das mudanças foi para limpar a SERPs livrando os sites de busca do tipo de artigos do tipo spam encontrados em sites do tipo content farm, então por que muitos sites de baixa qualidade começaram a ranquear melhor?
Enquanto você podia ver isso como indicação de que simplesmente não é importante fornecer conteúdo de alta qualidade, profissionais de marketing inteligentes sabem que o conteúdo é agora – e sempre será – quem manda para os sites de busca. Aqui está o porque …

SEO Search Engine OptimizationO principal objetivo dos sites de busca é ganhar dinheiro, e eles não podem fazer isso se as pessoas evitarem os seus serviços, porque estão considerando seus resultados como sendo de baixa qualidade. Por esta razão, os sites de busca estarão sempre engajados no processo de melhoria de seus algoritmos para fornecer os melhores resultados possíveis. E conteúdo de spam de baixo valor nunca vai vencer de conteúdos melhor escritos e com autoritário no assunto em uma batalha onde o texto deve ser mostrado na SERP.Assim, enquanto o Google e sites de busca podem não ter ainda quebrado definitivamente o código de como eliminar essas páginas de spam da SERPs, resta a certeza de que eles estão trabalhando duro nisso. E quando esse dia chegar, serão os proprietários de sites focados em fornecer conteúdo de ótima qualidade que terão sucesso no longo prazo.

Fato #2 – Backlinks recebidos de forma natural ganharão sempre

Sim, eu sei que você pensa que você é tão inteligente com o seu pacote de “10 mil backlinks por 10 reais” que garante “enganar” o Google e ranqueia seu site em posições mais elevadas. Mas aqui está a verdade – Google é, e sempre será, mais esperto do que você (e todos nós). O Google e outros sites de busca empregam alguns dos melhores PhDs e profissionais técnicos do país, cuja única finalidade é eliminar esquemas de links como estes e desvalorizá-los.
Então, enquanto você pode temporariamente ter sucesso em estar melhor posicionado nos sites de busca, apesar de um perfil com vários links pagos e links de sites de spam, tenha em mente que seu progresso é provavelmente de curta duração. No longo prazo, é uma estratégia muito melhor se concentrar em obter backlinks de boa qualidade, relevantes que vão resistir ao tempo.

Mas como você consegue esses links valiosos? Na verdade, a solução caminha lado a lado com o Fato # 1 listado acima, como a publicação de conteúdo de qualidade é uma das melhores maneiras de construir backlinks naturais a partir de sites confiáveis Escrever artigos para sites populares em seu nicho, encorajar seus leitores a compartilhar seu conteúdo em sites sociais e criar press releases legítimos também são boas maneiras de manter o seu perfil completamente limpo e atraente para os sites de busca.

Fato #3 – Pesquisa personalizada será uma realidade

Vários profissionais de SEOs tradicionais estão irritados sobre a integração de recursos de pesquisa personalizada, que ajustam o padrão SERPs para refletir os interesses pessoais de quem faz a busca e de seus contatos.

Por exemplo, se você se inscreveu para vários blogs populares de SEO por meio do programa Google Reader, você pode achar que os resultados a partir destes sites aparecem em seu resultado de busca com uma nota que o conteúdo foi recomendado para você por causa de sua inscrição no site de origem. Estes resultados personalizados derrubam sites que teriam aparecido no resultado natural, se você não estivesse logado em seu perfil do Google – um fato que é muito frustrante para os profissionais de marketing que investiram tempo e dinheiro para a obtenção de altos rankings (posições) tradicionais.

Mas, apesar dessas frustrações, o que temos visto até agora em termos da integração dos perfis sociais em resultados de busca é apenas o começo. De fato, os resultados de pesquisa personalizado, como a criação de SERPs única, baseada em suas preferências, fornece os resultados mais relevantes (pelo menos, em teoria) para que o faça voltar e utilizar novamente os serviços dos sites de busca (por conseguinte, fazendo a empresa ganhar mais dinheiro).

O resultado é que essas mudanças fazem com que construir sua rede profissional de contatos como sendo de extrema importância. Na verdade, essa mudança pode até representar uma poderosa oportunidade para melhorar o ranking em alguns resultados de busca altamente competitivos, mas só se você tomar o tempo para construir uma grande rede de contatos em sites de redes sociais populares (como isso vai aumentar o número de pessoas que estão expostas a seu conteúdo).

Fato #4 – Otimização para múltiplas plataformas é fundamental

Embora os sites de busca tradicionais têm sido o ponto de acesso para pessoas que procuram informações on-line, o número e o alcance dos métodos que usamos para navegar na web e encontrar o que procuramos aumentou drasticamente nos últimos anos.

Por exemplo, enquanto você certamente ainda pode realizar buscas no Google a partir do seu computador desktop ou laptop, você também pode procurar mais informações pelo seu tablet ou smartphone – ou até mesmo fazer uso de programas de tecnologia de voz de comando como o da Apple chamado “Siri”. Dado o rápido crescimento que temos visto nestas plataformas alternativas recentemente, não há razão para não supor que esta tendência de ampliação do acesso à Internet e à informação não continuará no futuro.

Como proprietário de um site, você precisa estar ciente de que as pessoas possam estar à procura de informações sobre o seu negócio em qualquer uma dessas plataformas, tornando-se crucial que você otimize seu site para o maior número deles possível. Ações chave neste momento incluem o lançamento de uma versão móvel do seu site e manutenção de perfis em sites como o Google Places e Yelp, que são susceptíveis de serem utilizados como fontes de informação por programas como o Siri.

Fato #5 – A atividade social vai aumentar em importância

O final de 2010 trouxe o anúncio sem precedentes pelo Google, de que sinais sociais estavam sendo usados como um fator de classificação, e como a web não mostra sinais de diminuição em termos de atividades nos sites de redes sociais é provável que a importância relativa dos sinais sociais continuem a aumentar para as empresas na web.

Precisa de mais provas de que há uma boa razão para investir tempo na construção de presença do seu site em mídias sociais? Considere o painel com 132 especialistas de SEO que contribuiram para uma pesquisa da empresa SEOMoz chamada de “2011 SEOMoz Search Engine Ranking Factors” classificou os “sinais sociais em nível de página” e “sinais sociais a um nível de domínio” como dois dos três principais fatores que têm maior probabilidade de aumentar em importância como fator de classificação no futuro (atrás apenas da “Análise do valor percebido pelo usuário para uma página / site”). Se estes especialistas do setor consideram esses sinais sociais como desempenhando um papel maior nos algoritmos de busca, é melhor você acreditar que agora é a hora de começar a estar no barco!

Então como você pode construir um perfil social que os sites de busca irão recompensar? Comece fazendo um esforço para usar seu tempo em sites de redes sociais que você está ativo todo dia e alcance pessoalmente a seus seguidores. Ao fornecer informações consistentes e úteis, você vai construir uma sequência e começar a ver um aumento no número de compartilhamentos sociais de seu trabalho, fazendo com que qualquer investimento que valha a pena em proteger seu site contra futuras mudanças no mundo do SEO.

Este artigo é uma tradução do artigo The Future of SEO: 5 Clear Facts You Should Know, escrito por Sujan Patel.


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