Minha empresa deve ter um blog? Quais os benefícios de um blog em termos de SEO?

Minha empresa deve ter um blog? Quais os benefícios de um blog em termos de SEO?

Essas são perguntas interessantes e sempre que converso com algum potencial cliente minha resposta é sempre a mesma: sim, sua empresa deve ter um blog.

Ter um blog (em adição a seu site) traz diversos benefícios.

  • O Google/Bing adoram sites com conteúdos regulares, um blog ajudará seu site a ter conteúdo em bases diárias ou semanais. Isso claro se você fizer o dever de casa e atualizar constantemente seu blog. Um site com atualização constante é mais confiável.
  • Uso de diversas palavras-chave em uma grande variedade de páginas. Isso quer dizer que quanto mais conteúdo (atenha-se aqui ao fato que eu falo de conteúdo de qualidade), maior será necessário o uso de palavras-chaves buscadas em seu nicho de mercado em sites de busca e assim maiores as chances de ser indexado.
  • Pode adicionar pagerank para outras partes do seu site através de links internos. Se seu blog tiver links para posts relacionados, a chance de aumentar seu page rank através de links internos é maior.
  • Adicionalmente ao tráfego gerado pelas páginas principais de seu site, o blog é uma grande fonte de novas visitas. Uma pessoa pode ser atraída a seu site pelo simples fato de que gostou de um artigo seu divulgado em alguma fonte confiável que ela visita (Facebook, Google+, outros blogs, fórum…).
  • Mostra à mídia o quanto você é influente em seu ramo de atividades e o quanto conhecimento sua empresa agrega.
  • Novos posts interessantes podem tornar muitos de seus visitantes, visitantes fiéis e por que não consumidores fiéis. Esteja atento e principalmente interaja com eles, seja em comentários de seus posts ou em fórums.
  • Como já dito antes, posts de qualidade e relevantes em seu ramo de atividades aumentam as chances de ter seu site compartilhado em redes sociais e em sites de notícias. Todo mundo gosta de compartilhar conteúdo de qualidade.

Por essas e outras questões (que cabe a cada um de vocês definir) que considero que toda empresa que possui um site na internet deve ter um blog e é por isso que minha empresa possui um (este que você está lendo agora).

Mas como nem tudo é benefício, considere que você terá de definir o quanto você irá interagir, que você precisará gastar tempo e dinheiro com essas atualizações, e principalmente, precisará medir o resultado de suas ações com seu blog. Ações sem medição não fazem sentido.

O mais importante é criar o blog para gerar um conteúdo agregado, criar um blog só para dizer que tem e ficar postando coisas totalmente fora de seu ramo de atividades é jogar tempo e dinheiro fora. Lembre-se, no final das contas tudo que os sites de buscas provêm é conteúdo, e quanto melhor e mais relevante o conteúdo for ao usuário do Google/Bing, mais para cima seu site vai ficar nas SERPs (Search engine results page)

Espero com isso ter feito você, meu amigo, pensar. Cabe a você decidir o que é melhor para sua empresa baseado nos seus recursos e objetivos. Minha opinião, porém é, pense bem a respeito.


Conheça os serviços da OxiDigital!

Webmarketing

Webmarketing

“Através da nossa grande experiência em marketing para internet, podemos definir as melhores ferramentas e estratégias para alavancar sua empresa perante o mundo digital.”