Google Analytics: Event Tracking x Virtual Pageviews

Google Analytics Tracking

Suponha que os visitantes est√£o chegando a uma p√°gina de destino do seu site, qual √© seu pr√≥ximo passo? Como eles interagem antes de sair dessa p√°gina? Neste artigo nos concentramos em como usar as duas op√ß√Ķes avan√ßadas de rastreamento que o Google Analytics fornece: o monitoramento de eventos (Event tracking) e os Pageview Virtual (Virtual Pageview). Ambos s√£o √ļteis, mas √© importante entender por que e como us√°-los.

O comportamento do usu√°rio em rastreamento

O Rastreamento de v√°rios tipos de intera√ß√Ķes dentro de p√°ginas web permite que voc√™ monitore o comportamento do usu√°rio e melhorar o desempenho de v√°rios elementos. Esses tipos podem variar de downloads de arquivos para compras, de uma assinatura ou a uma intera√ß√£o com um elemento flash (video player, widget).

Dica: Falta de monitoramento de intera√ß√£o leva √† perda de informa√ß√Ķes valiosas relacionadas ao comportamento do usu√°rio e a aumentar a taxa de rejei√ß√£o.

Rastreamento de eventos x Virtual Pageviews

Com o Google Analytics √© f√°cil de resolver quest√Ķes como as mencionadas acima, usando o rastreamento de eventos ou o recurso Virtual Pageview. O rastreamento de eventos √© uma boa maneira de acompanhar os eventos do browser, cliques em links externos e outras intera√ß√Ķes que n√£o geram uma exibi√ß√£o de p√°gina t√≠picos (pageview). Por outro lado, um Virtual Pageview tamb√©m gera pageviews rastre√°veis mas fornece uma quantidade menor de informa√ß√Ķes.

A diferença entre Rastreamento de Eventos & Virtual Pageviews

A principal diferença entre esses dois métodos de rastreamento é que (até o momento) o controle de eventos não podem ser atribuídos a metas. Outra diferença significativa é que virtual pageviews podem inflar as pageviews de um site. Isso pode ser resolvido através da criação de um perfil secundário usando mesmo id e filtrando as virtual pageviews.

Event Tracking Virtual Pageview
Bounce Rate Taxa de rejeição reduzida Taxa de rejeição reduzida
Page Views Nenhum aumento no total de pageviews Aumento artificial no total de pageviews
Rastreamento detalhado Rastreia mais detalhes correlacionados √†s a√ß√Ķes Informa√ß√Ķes limitadas
Goals (Metas) N√£o suportado Suportado
Limita√ß√Ķes At√© 500 pedidos GATC por sess√£o At√© 500 pedidos GATC por sess√£o

Como Implementar o Código de rastreamento de eventos

Para implementar o Event Tracker, é só chamar a seguinte função em cada evento que você deseja acompanhar:

_gaq.push ([‘_trackEvent’, ‘categoria’, ‘action’, ‘label opcional’, opt_integer_value]);

No c√≥digo de rastreamento do evento pode-se atribuir informa√ß√Ķes a partir de categorias e a√ß√Ķes para r√≥tulos e valores. Esse recurso ajuda a desenvolvedores e profissionais de marketing on-line para configurar uma estrutura amig√°vel de eventos e monitorar a√ß√Ķes do usu√°rio no website.

Google Analytics Event Tracking

Nomear corretamente as categorias, as a√ß√Ķes e os r√≥tulos far√° o relat√≥rio ser mais f√°cil de ser entendido e vai ajud√°-lo a interpretar com mais precis√£o os dados dentro do seu Relat√≥rio de Eventos do Google Analytics. Para encontrar o Relat√≥rio de rastreamento de eventos, fa√ßa o login em sua conta do Analytics e abra o item Eventos sob a categoria de Conte√ļdo. Este relat√≥rio inclui as a√ß√Ķes que t√™m sido feitas, em que p√°gina ou elemento, quantas visitas tem gerado eventos, quantos eventos foram contabilizados por visita, etc.

  • Categoria: v√≠deos, an√ļncios, apresenta√ß√Ķes
  • A√ß√£o: Play, clique, enviar, preencher o formul√°rio,
  • Label: qual pdf foi baixado, qual formul√°rio foi enviado
  • Valor: tempo de carregamento, ou real (sempre inteiro)

Você pode usar o Controlo de eventos para rastrear:

  • Eventos Flash
  • A√ß√Ķes em Flash Movie player
  • Elementos Ajax
  • Widgets
  • Downloads
  • Tempo de carregamento de elementos
  • Eventos Ajax / JavaScript

Como Implementar o Código de Virtual Pageviews

Da mesma forma que o Event Tracking basta adicionar o código de rastreamento de virtual pageview quando vários eventos ocorrem, mas tenha em mente que deve nomeá-los de forma eficiente.

_gaq.push ([“_trackPageview”, “virtual-pagename ‘]);

Como um argumento, você pode usar um nome de página que não corresponde a nenhum dos nomes de páginas já existentes em seu site e que irá permitir-lhe fácilmente encontrar os dados dentro da sua conta do Google Analytics.

Google Analytics Virtual Pageview
Para encontrar as Virtual pageviews, fa√ßa o login em sua conta do Analytics e navegue atrav√©s do Relat√≥rio de Conte√ļdo. Em seguida, pressione o bot√£o ‚Äúver relat√≥rio completo‚ÄĚ e insera o nome da p√°gina virtual como argumento no filtro.

Os efeitos sobre a Taxa de rejeição

‚ÄúTaxa de rejei√ß√£o √© a porcentagem de visitas de p√°ginas √ļnicas ou visitas nas quais a pessoa deixou o site a partir da p√°gina de entrada (destino)‚ÄĚ (Google Analytics)

Uma visita de p√°gina √ļnica se chama rejei√ß√£o, mas quando essa visita √© acompanhada por intera√ß√Ķes, tais como preenchimento de formul√°rios ou de downloads na mesma p√°gina, automaticamente se transforma em uma visita sem rejei√ß√£o. Portanto, a implementa√ß√£o do monitoramento de eventos ou Virtual Pageview diminui a taxa de rejei√ß√£o dessa p√°gina.

Importante! Se voc√™ ainda observar alta taxa de rejei√ß√£o em uma p√°gina em que o rastreador de eventos foi implementado, considere rever o conte√ļdo de sua p√°gina ou a sua estrat√©gia de palavras-chave. Para saber mais sobre como reduzir a taxa de rejei√ß√£o do seu site, leia o artigo A 8 maneiras de diminuir sua taxa de rejei√ß√£o (em ingl√™s).

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Este artigo é uma tradução do artigo Google Analytics: Event Tracking vs Virtual Pageviews escrito originalmente em inglês.

Autor: Dimitris Zotos
URL: http://www.webseoanalytics.com
Twitter: http://twitter.com/dimitriszotos


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