Dicas para construção de links de forma efetiva

Search Engine Optimization SEOUma boa prática de SEO é conseguir um bom número de sites que criem links sobre seu conteúdo, mas não basta apenas ter uma grande quantidade de links apontando para seu site (conhecidos como backlinks), esses links precisam ter, acima de tudo, qualidade.

Abaixo listo algumas dicas para uma construção efetiva de backlinks. A qualidade desses backlinks é baseada em diversos fatores.

Autoridade do site que cria o link para seu site

A autoridade de um determinado site é fundamental na qualidade do backlink, quanto mais autoridade ele tiver, melhor será o valor de seu link.Para que um site tenha autoridade em um determinado assunto ele necessita de alguns pré-requisitos, sendo alguns deles a idade do domínio, a qualidade de seus links, o tamanho do site e conteúdo focado.

Pagerank (PR)

Pagerank é uma medida do Google de popularidade baseado na forma como o site possui links com outros sites da mesma área, atualmente o PR de um site não tem sido considerado por muitos como um dos principais fatores de ranqueamento do Google, mas ainda assim possui sua importância. Quanto maior o pagerank de um site que cria um link para seu site, melhor é a qualidade do mesmo.

Posição do link na página

A posição do link (para seu site) na página também determina a sua qualidade, o melhor é que o link esteja no conteúdo principal da página. Links em sidebars ou rodapés normalmente não tem muito relevância para o Google. Assim o melhor seria se o site que está linkando para o seu, coloque o link dentro do conteúdo e este possa ter relevância no contexto.

Quantidade de links de saída na página

Não basta apenas colocar o link dentro do conteúdo principal do site, se essa página tem dezenas de links externos. Quanto mais links, maior o número de sites que dividirão o Link Juice da mesma. Assim quanto menos links externos a página que possui link para seu site tiver, melhor.

Mas o que é link Juice?

PageRank Link JuiceLink Juiceé a parcela do PageRank de uma determinada página que é distribuída entre outras páginas linkadas por ela, podendo ser elas internas ou externas ao site em questão.Por exemplo, considere que uma página tenha um PageRank de valor 4 e possui 16 links. Assim, para cada link será transferido o equivalente a um PageRank de 0,25.

 

Número de links que apontam para seu site

LinksApesar da qualidade ser um fator primordial, não devemos ignorar a quantidade. Quanto mais links um site tiver apontando para ele, no caso aqui uma página do site, melhor ela será ranqueada no Google/Bing. Mas vale lembrar que a qualidade é fundamental, assim o melhor é que quanto mais páginas de sites com PR alto (o valor máximo é 10), melhor a página que está sendo trabalhada em SEO será ranqueada.Hoje fatores sociais possui mais importância que o pagerank de um site, mas leve estas dicas ainda em consideração, elas ainda tem grande importância neste jogo.

Relevância

A relevância como já dito possui um papel importância em SEO. Afinal de que adianta seu site que fala sobre programação ter um link apontado para ele a partir de um site que fala de receitas de frango? O mais provável é que os sites de busca não levem em consideração esse link e de nada vai adiantar construir uma estratégia de link building com links desse tipo. Mude o foco! Construa links e relacionamentos com sites afins.

Texto de âncora

Se puder, evite que as pessoas (responsáveis pelo site que está linkando para o seu) criem links com textos âncora do tipo: “clique aqui” ou “saiba mais aqui”. Links desse tipo <a href=”URL do seu site que fala sobre ”>artigo</a> não servem para muita coisa, procure entrar em contato com o responsável pelo site e sugira uma troca.

De: … para saber mais sobre ALM este <a href=”URL do seu site que fala sobre”>artigo</a> pode ajudar …

Para: … para saber mais sobre ALM o artigo “<a href=”URL do seu site que fala sobre”> ALM e a área de Operações de Serviços de TI – Parte 1</a>” pode ajudar …

É muito importante direcionar o texto âncora para as palavras-chaves que sei site está trabalhando em SEO. Dependendo do tamanho do site isso envolve o responsável pelo conteúdo, agências de conteúdo ou de SEO, assessorias de imprensa, todos esses são responsáveis por sugerir o melhor texto âncora para seu site.

Mas Marcio, o link já foi criado, eu não posso mudar. Como não? Entre em contato com o site que fez o link, agradeça por ele e gentilmente sugira uma mudança do link. Isso também vai mostrar o quanto você aprecia o trabalho deles.

Porém segue uma dica importante, crie variações do texto âncora, os sites de busca (leia-se Google) não gosta muito de links sempre com o mesmo texto âncora oq eu pode ser caracterizado como spam de texto âncora. (Achou que spam era só em email?)

Links nofollow

Links nofollowVerifique se o link que está apontando para seu site possui o atributo rel=nofollow, caso tenha esse atributo, significa que esse link não servirá para dar autoridade a seu site, porque o que ele está dizendo ao Google é que ele não vai passar credibilidade e parte de seu link juice a seu site. Mas caso não seja possível reverter isso para que o site passe autoridade (retirando o atributo do link), deixe como está, afinal é sempre melhor ter link apontando para seu site e trazendo novos visitantes do que não ter link algum. Concorda?

Vizinhança

Verifique para quais sites o site que aponta para o seu está linkando, isso também é importante, pois se o site que está apontando para o seu estiver associado a sites de reputação duvidosa, certamente isso não vai lhe ajudar em nada em termos de ranqueamento e provavelmente irá até atrapalhar. Assim fique atento a esse fator.

Evite assim clusters de websites ou sites de diretórios free.

O processo de link building é um processo lento e complexo, vários fatores influenciam no ranking de seu site. Estes foram alguns dos fatores que eu considero de extrema importância. Se quiser compartilhar seu conhecimento ou acrescentar algum novo fator, fique a vontade para fazê-lo na área de comentários.


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