Dicas de como lidar com o feedback nas redes sociais

Dicas de como lidar com o feedback nas redes sociais

Ao mostrar aos seus consumidores que você está atento às suas preocupações e aprimorando seu produto ou serviço com base em seus anseios, você cria confiança e otimismo. Ouvir a opinião dos clientes é importante. Porém o que você faz com essas informações? Lembre-se que um número crescente de consumidores se expressando sobre uma determinada empresa, um serviço ou até mesmo sobre um produto não representa somente um desafio, mas também uma grande oportunidade.

feedback  é importante e deve ser feito de forma que seja entendido o resultado das ações e melhorias desenvolvidas neste relacionamento. Comunique e dê um retorno sobre como as observações dos clientes estão influenciando suas decisões. Todo contato merece retorno, mesmo que seja somente um “muito obrigado”, mostre como a opinião do consumidor faz e fez diferença.

Uma dica bastante importante é: use o mesmo canal de comunicação! Um seguidor o questionou pelo Twitter? Responda pelo Twitter. Não deixe o consumidor sem uma resposta. Quando ele demanda seu tempo ao entrar em contato com sua marca, ele espera, no mínimo, a mesma atenção de volta. O intuito de se relacionar com uma marca vai além do conteúdo a adquirir.

Feedback negativo

Não feche os olhos para os feedbacks negativos. Por mais que tudo esteja bem e seu relacionamento com seus seguidores esteja um verdadeiro mar de rosas, sempre haverá aquele que terá uma crítica a fazer. Não os ignore. O primeiro passo é descobrir se a crítica é construtiva ou destrutiva. Perceba se reclamam com base em assuntos reais ou se fazem piadas às suas custas.
Peça ao consumidor que ele descreva sua experiência e induza-o a explicar o que quer de você, seja marca, produto ou serviço. A partir daí será possível alinhar sua estratégia de retorno. Caso ele responda, provavelmente está fazendo uma crítica construtiva e deve receber uma resposta. Se não responder ou continuar fazendo piadas (trollando), não está querendo sua atenção e, sim, chamar atenção para si mesmo.
Texto por Joanny Guedes, RP, especialista em assessoria de comunicação e social media. @GuedesJoanny

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