Com que tipo de empresa você faz negócios para otimizar seu site (SEO)?

SEO – Search Engine Optimization

Primeiro quero introduzir o conceito de SEO. O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimization),  também é conhecido no Brasil como “otimização para mecanismos de buscas”, basicamente é um conjunto de técnicas, pesquisas e estratégias que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca orgânicos (ou naturais), ou seja aqueles que aparecem no meio da tela e que não necessitam de pagamento ao site de busca para aparecer.

Algoritmo de Busca

Cada site de busca possui um algoritmo diferente e extremante elaborado para chegar a um melhor resultado que atenda às necessidades de busca de uma pessoa. Por exemplo se eu estou no Rio de Janeiro e quero pesquisar sobre um determinado carro, eu posso realizar uma pesquisa no Google ou no Bing digitando os seguintes termos: Honda Civic 2011 Rio de Janeiro. Dessa forma o site de busca irá buscar em seus registros (sites que estão indexados em sua base de dados), quais são os sites que melhor representam para mim o resultado daquela busca.

SERP do Google para o termo de busca Honda Civic Rio de Janeiro

SERP do Google para o termo de busca Honda Civic Rio de Janeiro

SERP do Bing para o termo de busca Honda Civic Rio de Janeiro

SERP do Bing para o termo de busca Honda Civic Rio de Janeiro

Repare que cada um dos sites de busca mostram resultados diferentes (SERP – Search Engine Results Page) para a mesma pesquisa. O trabalho de uma consultoria SEO é fazer com que seu site fique cada vez mais otimizado para determinados termos de pesquisa que uma pessoa poderá fazer para buscar seu produto ou serviço na Internet.

Empresas sérias x empresas não tão sérias

La Garntia Soy YoO problema, e agora começo de fato o tema do artigo, é que muitas empresas prometem colocar seu site no primeiro lugar do Google e isso nenhuma empresa pode lhe garantir. A primeira justificativa óbvia para essa afirmação é que todas as empresas de busca, sejam elas o Google ou o Bing da Microsoft não revelam quais são os fatores que influenciam nos resultados de busca e ao todo cada uma utiliza ao menos 200 itens como fator de rankeamento.

Mas então como garantir que serei bem ranqueado?

Através de estudos profundos, uso de estratégias avançadas de SEO e prática de técnicas éticas, conhecidas como White Hat, uma empresa pode aumentar seu posicionamento nos sites de busca ou melhor aumentar sua taxa de conversão, seja ela vender mais, aumentar o número de cadastros no site, aumentar o número de pessoas inscritas para receber um informativo por e-mail, aumentar o número de downloads de determinado produto ou simplesmente aumentar o número de acessos ao seu site. Dessa forma ao pesquisar por empresas para lhe prestar serviços de SEO, evite as empresas que sugerem casos espantosos, como por exemplo lhe colocar no topo da lista de resultados de busca em poucos dias. Empresas que oferecem serviços como:

  • Aumentar em grande quantidade o número de sites que linkam para seu site em poucos dias. (Compra de links)
  • Oferecem o primeiro lugar no Google. (“Por R$ 99,00 você na primeira página do Google”)
  • Influência direta com funcionários do Google de forma a manipular os resultados de busca.

São empresas que podem te dar um excelente resultado a curto prazo, porém no médio/logo prazo, ou seja depois de terem prestado o serviço e recebido por ele, só te darão dor de cabeça, pois a probabilidade de seu site ser penalizado ou até mesmo banido dos sites de busca será enorme. Essas são técnicas não éticas, conhecidas pelo mercado como Black Hat SEO.

Penalidades -30 ou -950

O Google pode aplicar diversos tipos de penalidades caso sua empresa ou consultoria esteja aplicando técnicas não muto éticas que podem ser descobertas pelo próprio Google ou serem apontadas ao Google por sua concorrência. As penalidades mais comuns são as de perda de posicionamento.

Repare que não estou tratando aqui de perdas de posicionamento comuns do dia a dia de quem trabalha com SEO, isso é comum. Refiro-me aqui a perdas de posicionamento por penalidade, e as mais comuns são a -30 onde todos os rankings de seu site serão punidos com a perda de 30 posições no resultado da busca independente do termo digitado pelo usuário no site do Google (penalidade mais leve) até a -950 onde haverá uma queda de posicionamento de 950 posições, essa última considerada uma punição mais rigorosa. Repare que além disso o Google pode inclusive tirar todas suas páginas do seu resultado de busca se achar que seu site está praticando atividades que possam ser consideradas ilícitas para manipulação de resultados.

Como se precaver

A melhor forma de se precaver é entender um pouco do assunto e não acreditar em dinheiro fácil. Conheça a empresa que irá lhe prestar serviços, pergunte que técnicas costuma usar para realizar seu trabalho. Verifique se “tudo é fácil de se resolver”. Se a empresa lhe fizer muitas promessas, minha dica é FUJA DELA. Existem uma infinidade de empresas sérias no mercado, se houver interesse de sua parte, entre em contato conosco que teremos o prazer de conhecer como está a presença de sua empresa na Internet e quais seus objetivos com relação ao SEO como aumentar as vendas, aumentar o número de acessos ao site, aumentar o número de cadastros ou até mesmo “fazer o telefone tocar”.

Se achou este artigo útil, comentários e/ou sugestões são muito bem vindos.


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