Acordem, SEOs, o novo Google chegou

Devo admitir que ultimamente o Google √© a causa das minhas dores de cabe√ßa. N√£o, n√£o √© s√≥ porque eu decidi que eu n√£o receberia informa√ß√Ķes √ļteis sobre meus sites. E nem porque ele est√° modificando praticamente todas as ferramentas com as quais me acostumei desde os meus primeiros dias de SEO (Google Analytics, Webmaster Tools, Gmail‚Ķ). E, honestamente, n√£o √© porque ele lan√ßou um Panda voraz.

A verdadeira pergunta que está causando minha dor de cabeça é: o que o Google realmente quer com todas essas mudanças? Vou começar citando a definição de SEO que o Google dá em seus guias:

Search engine optimization (otimização de mecanismos de buscas, em português) significa colocar o melhor do seu site à frente, quando se trata de visibilidade em mecanismos de busca, mas seus consumidores finais são seus usuários, não os mecanismos em si.

Técnicas de SEO ainda importam Рe muito!

Se voc√™ quiser destacar o melhor do seu site e deix√°-lo o mais vis√≠vel poss√≠vel nos mecanismos de busca, ent√£o voc√™ tem que ser um mestre em t√©cnicas de SEO. Sabemos que se n√£o prestarmos aten√ß√£o na arquitetura de navega√ß√£o do site, se n√£o nos importarmos com a otimiza√ß√£o da p√°gina, se fizermos besteira com a tag rel=‚ÄĚcanonical‚ÄĚ, com a pagina√ß√£o e a navega√ß√£o facetada da nossa web, e se n√£o prestarmos aten√ß√£o √† duplica√ß√£o interna de conte√ļdo, entre outras coisas, n√£o iremos muito longe com a busca.

Tudo isso é óbvio? Sim, é. Mas as pessoas no nosso círculo tendem a esquecer um dos principais pilares da nossa disciplina: tornar um site otimizado para ser visível nos mecanismos de busca.

A pr√≥xima vez que voc√™ ouvir algu√©m dizendo ‚Äúconte√ļdo √© rei‚ÄĚ, ou ‚Äúsocial √© o novo link building‚ÄĚ, pergunte a ele qual foi a √ļltima vez que ele fez login no Google Webmaster Tools. V√° consertar o seu site, deixe-o index√°vel e resolva todos os problemas que ele possa ter. Somente depois de fazer isso voc√™ pode come√ßar a fazer todo o resto.

O usuário é o rei

O SEO t√©cnico ainda importa, mas isso n√£o significa que ele seja sin√īnimo de SEO. As palavras “usu√°rio” e “√ļtil” t√™m a mesma raiz: uso. E um usu√°rio acha um site √ļtil quando ele oferece as respostas que ele precisa, e se seu uso √© f√°cil e r√°pido.

Do ponto de vista que o Google tem do usu√°rios, isso significa que um site para se posicionar:

  1. Deve ser r√°pido;
  2. Deve ter conte√ļdo √ļtil e relacionado com o que ele se prop√Ķe;
  3. Deve ser apresentado ao Google para que ele possa compreender o máximo possível sobre o que é.

O primeiro ponto explica a ênfase que o Google dá à velocidade do site, porque isso está altamente correlacionado a uma melhor experiência do usuário.

O segundo ponto est√° relacionado √† qualidade do conte√ļdo de um site, e √©, basicamente, do que o Panda trata. Se o reduzirmos a termos m√≠nimos, o Panda √© a tentativa do Google de limpar os SERPs de qualquer conte√ļdo que ele n√£o considera √ļtil para os usu√°rios.

O terceiro explica a ado√ß√£o do Schema.org e por que o Google (e outros mecanismos de busca) est√£o definitivamente migrando para a Web Sem√Ęntica: porque ela ajuda os mecanismos de busca a organizar milhares de conte√ļdos que eles indexam a cada segundo. E quanto mais eles compreendem um conte√ļdo, melhor eles conseguem entreg√°-los aos SERPs.

O declínio do gráfico do link

Sabemos que só com a otimização do site não conseguimos ganhar a guerra dos SERPs, e que precisamos de links para o nosso site para destacá-lo. Mas todos nós sabemos quanto o gráfico de link pode ser jogado.

Apesar de ainda termos muitas raz√Ķes para reclamar com Google sobre a qualidade dos SERPs – especialmente, devido a sites que obt√™m seu posicionamento devido a t√°ticas manipuladas de link building, √© dif√≠cil de acreditar que o Google n√£o est√° fazendo nada para neutralizar essa situa√ß√£o. Acredito que o Google decidiu resolver o problema n√£o com remendos, mas com um tipo totalmente novo de gr√°fico.

Isso não significa que os links não são mais necessários. De jeito nenhum! Uma vez que fatores relacionados aos links ainda representem (e irão representar) uma grande porção de todos os fatores de posicionamento, outros fatores agora estão considerados.

Seja social e se torne uma semente confi√°vel

Em uma era social, a maneira mais r√°pida de checar se um conte√ļdo √© popular √© verificar sua popularidade ‚Äúrelativa‚ÄĚ nos ambientes das m√≠dias sociais. Digo ‚Äúrelativa‚ÄĚ porque nem todos os conte√ļdos s√£o iguais e se um meme precisa de muitos tweets, +1 e likes/compartilhamentos para ser considerado mais popular que outro, ele n√£o o √© por mais tipos de nichos de conte√ļdos. Ao combinar os sinais sociais com o gr√°fico de link tradicional, o Google consegue compreender a popularidade real de uma p√°gina.

O problema, como já é dito há quase um ano, é que é muito fácil fazer spam na mídia social. Por esse motivo, o Google introduziu os conceitos de Autor e Editor, e, ainda mais importante, o Google os linkou aos perfis do site e está incentivando o Google+, que não é simplesmente outra mídia social, e sim o que a empresa objetiva ser no futuro: um mecanismo de busca social.

Rel=‚ÄĚauthor‚ÄĚ e Rel=‚ÄĚpublisher‚ÄĚ s√£o a solu√ß√£o que o Google est√° adotando para conseguir um melhor controle, dentre outras coisas, da polui√ß√£o de spam dos SERPs.

Se voc√™ for um blogueiro, voc√™ ser√° incentivado a marcar seu conte√ļdo com Author e link√°-lo a seu perfil Google+ e, como site, voc√™ ser√° incentivado a criar sua p√°gina de neg√≥cios na rede social do Google e promov√™-la com uma ins√≠gnia no seu site que tenha o rel=‚ÄĚpublisher‚ÄĚ no seu c√≥digo.

Sementes confiáveis não são agora somente sites, mas também podem ser pessoas (por exemplo, Rand ou Danny Sullivan) ou facetas sociais de uma entidade. Então, quão mais perto estou no Gráfico Social dessas pessoas/entidades, mais confiável eu sou aos olhos do Google.

Como podemos ver, o Google não está tentando se apoiar somente no gráfico de links, que é bem fácil de lidar. Mas ele não está simplesmente adicionando sinais sociais ao gráfico do links, porque eles também podem ser caçados. O que o Google está fazendo é criar e refinar um novo gráfico, que vê a cooperação do gráfico de links, do social e do de confiança, e que é mais difícil de ser caçado.

Acordem, SEOs, o novo Google est√° aqui!

Como conclusão, vou pegar emprestado o que Larry Page escreveu no Google+ (o negrito é meu):

Nossa maior ambi√ß√£o √© transformar a experi√™ncia geral do Google […] porque entendemos o que voc√™ quer e podemos entregar instantaneamente.

Isso significa criar identidade e compartilh√°-la em todos os nossos produtos para que construamos um relacionamento real com nossos usu√°rios. Compartilhar na web ser√° como compartilhar todas suas coisas na vida real. Voc√™ ter√° melhores e mais relevantes resultados de busca e an√ļncios.

Pense nisso dessa maneira… √öltimo trimestre (de 2011), n√≥s lan√ßamos o Google+ e agora iremos lan√ßar uma parte do Google.

Acho que isso resume tudo, e que vivemos há um ano, agora é explicado claramente pelas palavras de Larry Page.

O que podemos fazer como SEOs? Evoluir, porque o SEO não está morrendo, mas os SEOs podem morrer se eles não assumirem as mudanças que o Google está trazendo.

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/wake-up-seos-the-new-google-is-here

 


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“A Oxi tem a f√≥rmula secreta pra deixar seu site entre os primeiros do ranking nos mecanismos de busca mais usados do mundo, e o Google √© apenas um deles.”