10 novos recursos do Google Analytics que você precisa começar a usar

O Google anunciou recentemente que a versão antiga do GA será desativada.

GoogleSe você não estiver familiarizado com a nova versão, pegue as próximas semanas para se sentir confortável com ele. Para ajudar você a começar, vamos rever os 10 melhores recursos do novo Google Analytics.

1. Painéis (dashboards)

Google Analytics Dashboards

Painéis tiveram uma revisão muito necessária no novo GA. Os usuários agora podem criar até 20 painéis personalizados, desenvolver widgets e formatos que fazem mais sentido para eles ou a sua empresa. Por exemplo, cada departamento da empresa poderia desenvolver o seu próprio painel distinto para acessar rapidamente as estatísticas de desempenho do site  que se relacionam com as metas do departamento. Tenha em mente: Painéis só podem ser compartilhados por usuários sobre o mesmo login.

No mínimo, essas quatro widgets beneficiariam o usuário mediano.

Visitas – Timeline (também pode incluir métricas)
Metas realizadas e / ou Transações – Timeline
Origem / Meio – Tabela
Taxa de rejeição – Timeline

2. Nuvem de palavras

Google Analytics Keyword Cloud

Ao invés de ver uma longa lista de palavras-chave para detectar tendências, os usuários podem agora avaliar uma nuvem de palavras-chave. Esta nuvem torna mais fácil visualizar as principais palavras-chave com base em diferentes critérios selecionados pelo usuário, incluindo visitas, as taxas de rejeição e as páginas por visita.

 

3. Dados em tempo real

Google Analytics Real Time Data

No passado, os dados do Google Analytics precisavam de até 24 horas após a visita. Pela primeira vez, GA oferece uma solução de dados em tempo real. Com seus relatórios em tempo real, os usuários podem ver a atividade no site quando acontece, aprofundando-se nas páginas principais ativas, principais referências, palavras-chave e localizações geográficas que estão gerando o tráfego. Além da atividade de monitoramento atual no site, esses relatórios também podem ser usados para testar monitoramento de campanhas anteriores às campanhas de lançamento.

4. Velocidade do site

Google Analytics Site SpeedQuando o Google lançou este relatório há alguns meses, foi necessário código adicional para ser adicionado a sites. Agora relatório de velocidade é padrão no Google Analytics, e não precisa de código extra. Use os relatórios de velocidade do site para obter informações sobre tempo médio de carregamento da página.

Por que isso é importante? Um site lento pode ter um efeito negativo sobre o índice de qualidade de busca paga, assim as visitas podem custar mais para um site mais lento. O Google também indicou que a velocidade do site pode ser um fator importante no ranking de busca orgânica. Além disso, um atraso de um segundo pode resultar em uma redução de 7% nas conversões. Utilize este relatório para monitorar a velocidade do site e evitar esses problemas.

5. Navegação de busca simplificada

Google Analytics Search Simplifies NavigationO Google Analytics ativou a busca no menu, uma atualização de usabilidade fenomenal. A ferramenta torna mais fácil para os usuários navegar mais rapidamente para o relatório apropriado. O Google também criou uma pesquisa para contas que permite aos usuários acessar diretamente o perfil correto, ao invés de percorrer centenas de perfis para localizar o correto.

O GA também introduziu a capacidade de alternar entre vários perfis ao permanecer com as configurações e manutenção do mesmo relatório. Anteriormente isso só poderia ser feito usando um plugin do Firefox.

6. Webmaster Tools

Google Analytics Webmaster ToolsA nova integração incorpora os dados do Google Webmaster Tools dentro do Google Analytics. Usando esta ferramenta, os usuários podem obter um melhor senso de qual propriedade do Google (web, imagens, local) levou o tráfego ao site. Similar as estatísticas geradas aos anunciantes de busca paga, Webmaster Tools oferece impressões, posição média e dados de CTR para GA.

Embora os números não sejam 100% precisos, eles podem ser usados para avaliar as tendências relativas e para fornecer informações sobre dados perdidos devido a atualizações de busca do Google. Embora o relatório Webmaster Tools esteja no Google Analytics, é limitada a uma única parte do GA.

7. Engajamento social

Google Analytics Social EngagementUse o Google Analytics para rastrear como os visitantes interagem socialmente com o seu site. Um estudo de 2010 mostrou que 54% de pequenas e médias empresas disseram que eles já usam ou planejam usar a mídia social, e 17% planejam aumentar seu orçamento para mídias sociais novamente de 2010 para 2011. Com mais empresas fazendo um esforço em mídias sociais, faz sentido analisar as interações sociais no site.

Novo  relatórios sociais do GA desmembram quantos visitantes de um site são socialmente engajados com o site, discriminando qual midia social deu origem e ação ocorreu. Dessa forma, você pode determinar quantos de seus visitantes clicar no +1 referente ao conteúdo do site e quantas clicar em curtir, assim como as páginas que levou a esta ação social. Os plug-ins sociais do ShareThis  e AddThis integram facilmente com o Google Analytics, passando informações sobre as interações sociais de volta ao GA com alterações mínimas.

8. Fluxo de visitantes e Visualização do Fluxo de metas

Google Analytics Flow VisualizationVisualização de fluxo foi anunciado em outubro, mas só recentemente começaram a ser lançados para a maioria dos usuários. Visualização de fluxo consiste de dois relatórios: Fluxo de visitantes e Fluxo de Meta. O relatório de Fluxo de visitantes pode ser usado para visualizar o “fluxo” de visitantes através do site, enquanto o fluxo  de meta é uma melhoria sobre os relatórios originais de Visualização de funil.

O relatório de Fluxo de Meta é especialmente importante, uma vez que simplifica a avaliação de um funil de conversão. Tem um processo de checkout com seis páginas? Agora você pode determinar em que páginas as pessoas estão abandonando seus carrinhos de compra. Em seguida, melhorar o processo e salvar as vendas.

9. Rastreamento de eventos

Google Analytics Event TrackingAntes deste novo recurso, qualquer meta de interação com um site que não resultasse em uma nova URL, precisava ser rastreada usando um código especial para criar uma página virtual (virtual pageview), que resultava em números inflados no GA. Pela primeira vez, os eventos podem ser usados como metas. Quer saber quantas pessoas baixaram um PDF? Interessado em saber quantos visitantes viram mais de 30 segundos de um vídeo no seu site? Agora os usuários podem facilmente acompanhar esses eventos sem afetar outras métricas.

10. Funis multicanal

Google Analytics Basic Channel Grouping PathOs Funis  multicanal  são uma série de relatórios destinados a ajudar a fornecer informações de atribuição. Por exemplo, uma pessoa visita o seu primeiro site a partir de um anúncio de busca paga, então a partir de uma listagem de busca orgânica, em seguida, a partir de um link no Twitter, e, finalmente, a partir de um link de e-mail. Portanto, qual o canal deve receber o crédito pela conversão? Para muitas plataformas de análise, o crédito vai para o final do funil, assim, a campanha de email marketing.

Vários relatórios no novo funis multicanal  permitem aos usuários visualizar mais para trás do que apenas o canal final. Agora o Google Analytics mostra toda a interação do usuário com o site nos 30 dias antes da conversão. Com estes relatórios, outros departamentos podem levar o crédito por suas assistências para as conversões, e as empresas podem tomar decisões mais estudadas sobre quais atividades de marketing têm o maior ROI.

Estes são apenas alguns dos muitos grandes avanços  feitos para o Google Analytics com o novo lançamento. Apesar de ainda existirem vários recursos em falta (como as funcionalidades de exportação de PDF e e-mail, as comparações percentuais, etc), o Google está constantemente se esforçando em corrigi-los com iterações futuras da plataforma.

Se você gostou do artigo me diga qual é o seu recurso favorito no novo Google Analytics?

 


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