Mas afinal, o que é PageRank?
Se você é novo nas questões da otimização para os motores de busca, ou meramente um curioso que pretende saber como colocar os seus artigos nas primeiras páginas dos motores de busca, e em particular do Google, compreender o PageRank poderá ser vital.
Hoje vou-lhe aqui explicar as noções básicas de compreensão do algoritmo do PageRank, e explicar-lhe até que ponto se deverá preocupar com ele.
O PageRank foi criado por Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google, e hoje praticamente ninguém conhece a 100% a forma de trabalhar do algoritmo, tal a sua complexidade matemática. O PageRank é um conjunto de fórmulas matemáticas, que medem o peso e relevância de determinadas páginas, nas pesquisas do motor de busca Google. Na realidade é por causa desta elevada eficiência, que o Google se tornou rapidamente o motor de busca mais utilizado do mundo.
O Google pagerank funciona como um filtro, que faz a medição da relevância de um determinado artigo ou página, para pesquisas relacionadas com termos ou palavras-chave (keywords).
O processo do algoritmo funciona através da recriprocidade de links entre websites relevantes. Quanto maior o número de links que apontam para si, mais em cima o seu website irá aparecer, na hora das pesquisas.
A importância do PageRank está então dividida por uma série de condicionantes que é necessário ter em mente na altura de se preocupar com ele. Estas são certamente as variáveis mais importantes a ter em conta:
-
Links apontados para o seu website ou blog;
-
A relevância dos links que apontam para a sua páginas, ao nível de PageRank e qualidade de conteúdo;
-
As palavras-chave que os outros websites utilizam para linkar para si;
-
As palavras-chave que utiliza no seu próprio website, nomeadamente nos títulos e headlines.
Alguns destes factores dificilmente conseguem ser geridos ou manipulados, sendo que outros são perfeitamente administráveis a vários níveis.
Há no entanto algumas coisas a ter em conta neste momento, que o podem prejudicar ao nível do pagerank, como o uso de DoFollow ou de Links Pagos.
Pela definição do Wikipédia:
“PageRank é uma família de algoritmos de análise de rede que dá pesos numéricos a cada elemento de uma coleção de documentos hiperligados, como as páginas da Internet, com o propósito de medir a sua importância nesse grupo por meio de um motor de busca. O algoritmo pode ser aplicado a qualquer coleção de objetos com ligações recíprocas e referências.”
O Google descreve PageRank como:
“…baseia-se na democrática natureza exclusiva da Web, usando sua vasta estrutura de links como um indicador do indivíduo de sua relevância na Web…”