Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

Nos primórdios da internet, os sites eram simples, com imagens, textos e hiperlinks para mudar de página. As ferramentas de busca aprimoraram a procura por informação, filtrando a busca de acordo com as palavras digitadas, facilitando a procura.

Com o surgimento de blogs e a ascendente popularidade de sites sobre experiências pessoais ou profissionais, a internet ficou repleta de sites informais com informações sobre tudo que se pode imaginar. Os blogs se popularizaram em meados do ano 2000 com o site www.blogger.com de fácil atualização de conteúdo, sem a necessidade de ter conhecimento técnico, isso influenciou no comportamento das pessoas, que passam mais tempo na rede, lendo, publicando, e compartilhando vivências, fotos, e histórias.

Essa mudança de comportamento influenciou diretamente na forma de consumir e favoreceu os sites que comercializavam produtos pela internet, chamados de e-commerce, levando as pessoas a consumirem mais na internet pela praticidade de comprar sem sair de casa. O Autor do Livro A Bíblia do Marketing Digital, Claudio Torres pontua que “a internet deixou de ser uma rede de computadores com milhões de sites e passou a ser uma rede de pessoas, milhões de pessoas, que produzem e consomem conteúdo, em todas as áreas do conhecimento humano”.

Um dos recursos de marketing que pode ser aplicado para trabalhar o relacionamento com clientes e consumidores é o marketing de conteúdo, que consiste basicamente em desenvolver e publicar conteúdos relacionados a empresa ou aos produtos que esta comercializa e que seja de relevância para os clientes, sem a intenção de gerar vendas, apenas para informá-los e gerar acesso ao site, que também ajuda a gerar leads e prospects para sua empresa.

marketing de conteúdo impulsiona o engajamento dos consumidores com o cenário que envolve o produto, e agrega informação adicional à empresa, gerando maior interesse por parte do consumidor.

Diante de consumidores bem informados e que tomam decisões de compra mais aprofundadas, criar valor e agrega-lo ao produto ou serviço estabelece uma relação de confiança e afinidade com o emocional dos clientes, facilitando o processo de tomada de decisão na compra.

A atualização de blogs, produção de e-books, podcasts, videocasts, palestras online, são algumas formas de distribuir o conteúdo considerado relevante, e que se relacionado ao seu segmento ou empresa, pode atrair consumidores interessados no seu produto. O marketing de conteúdo é o uso do conteúdo em volume e qualidade suficientes para permitir que o consumidor encontre, goste e se relacione com uma marca, empresa ou produto. Portanto, marketing de conteúdo é uma das ferramentas online disponíveis para utilização em uma estratégia de marketing.

presença online de empresas na internet agrega valor à imagem da empresa, e facilita o acesso do consumidor às informações que ele procura. Empresas que não se posicionarem, não estiverem presentes na internet, nas redes sociais, e nas primeiras páginas da busca do Google não serão esquecidas, apenas não poderão saber se os comentários sobre seus produtos e serviços são positivos ou negativos, portanto não estarão presentes para se defender das críticas dos consumidores e tentar retratar uma possível imagem negativa da empresa.